Primeiros Passos

Você como estudante da Poli-UFRJ terá o privilégio de poder participar de programas de intercâmbio acadêmico com aproveitamento dos créditos cursados. Traduzindo: é possível estudar pelo menos um semestre exterior e cortar as matérias que você tiver feito lá e até mesmo conseguir um diploma da universidade estrangeira, dependendo do programa de intercâmbio ao qual você irá se candidatar.

Quem são os responsáveis pelos intercâmbios na UFRJ?

DARI

A DARI (Diretoria Adjunta de Relações Internacionais) é responsável pelos intercâmbios oferecidos exclusivamente aos alunos das Engenharias, Escola Politécnica e Escola de Química.

Rogério Santos é o diretor adjunto de relações internacionais, Mariza Gonçalves a responsável pelos alunos estrangeiros que vêm estudar na Poli-UFRJ e Marina Gomberg responsável pelos alunos brasileiros que tenham sido selecionados para estudar em uma universidade estrangeira. Eles são o dream team que asseguram as parcerias da Poli-UFRJ com as escolas de engenharia no exterior e coordenam todo o processo burocrático da organização de editais para seleção dos alunos. Resumindo:os grandes responsáveis pela realização do sonho de estudar fora!

A DARI oferta regularmente duas modalidades de intercâmbio:

• intercâmbios de dupla diplomação (duração de 2 anos);
  • intercâmbios com aproveitamento de crétidos (duração de até 1 ano);

Você receberá em seu PoliMail avisos de publicação dos editais e de palestras explicando os mesmos.

Etapas Gerais do Processo de Candidatura aos Intercâmbios da DARI

1. Pré-Inscrição Online (agosto);
  2. Entrega de Documentos na DARI  (agosto-setembro) Buscar entregar tudo no primeiro dia caso haja algum erro e resolver tudo a tempo;
  3. Entrevista com a Coordenação do Programa (meio de  setembro) ;
  4. Entrevista com a comissão de professores franceses (somente para DD)  (final setembro) – Em inglês ou francês;
  5. Entrega da Proficiência (Dezembro à Março, dependendo);

Principais Editais

• ParisTech – Duplo Diploma e Intercâmbio com Convalidação de Créditos, com possibilidade de bolsas.
  • Écoles Centrales – Duplo Diploma e Intercâmbio com Convalidação de Créditos, com possibilidade de bolsas.
  • BRAFITEC –  Intercâmbio com Convalidação de Créditos, com possibilidade de bolsas.
  • Poli pelo Mundo – Intercâmbio com Convalidação de Créditos.
  • INSA – Intercâmbio com Convalidação de Créditos, com possibilidade de bolsas.

DRI

A DRI (Diretoria de Relações Internacionais) é responsável pelos intercâmbios de alunos de cursos de todas as unidades da UFRJ, não apenas da Escola de Química e Escola Politécnica, mas também Letras, Medicina, Economia, etc. Como os editais e a documentação pedida variam muito, não podemos definir linhas gerais dos procedimentos e são feitas várias chamadas durante o ano. O melhor a fazer é ficar atento ao site.

Principais Editais

• PMR – Programa de Mobilidade Regular;
  • Ibero-Americanas;
  • REARI-Utrecht;
  • Smile- Rede Magalhães;

Normalmente os editais da DRI não dispõe de bolsas de estudo e são apenas para intercâmbio com convalidação de créditos.

Para quais países posso ir?

Para os alunos da Poli e da EQ, as destinações mais comuns são França, Espanha, Portugal e Alemanha, mas você pode checar todas as as parceiras da Poli-UFRJ (DARI) aqui e da UFRJ (DRI) aqui