FAQ

(this page is dedicated to Brazilian students)

1. Quando será o primeiro contato com o intercambista?

O primeiro contato com o intercambista, geralmente ocorre no dia da inscrição em disciplina do aluno estrangeiro. Sendo um Buddy acadêmico, você tem por função ajudá-lo na escolha de disciplinas que serão ministradas no semestre vigente. Inclusive, é importante a presença dos dois Buddies.

2. Sendo Buddy acadêmico preciso ensinar português ao estudante estrangeiro?

Não há necessidade, porque o estudante estrangeiro irá fazer um curso de Português na Faculdade de Letras. Você pode conversar em qualquer idioma com ele.

3. Preciso fornecer moradia ao intercambista, pagar pela sua consumação tanto dentro como fora do campus da UFRJ?

Não! Você não é obrigado a fazer nada. Contudo, se você foi selecionado como Buddy acadêmico ou Buddy social, você tem que exercer o seu papel como tal, para que assim, ao final do período, você esteja apto para receber as horas de atividade extracurricular  atividade de intercâmbio I.

4. Sendo Buddy acadêmico posso eventualmente me tornar Buddy social?

Burocraticamente, você estará registrado como Buddy acadêmico. Porém, à medida que a sua relação com o intercambista se torna mais estreita não há nada que lhe impeça de conviver socialmente como seu mais novo amigo. Além disso, o mesmo vale para o Buddy social, ou seja, este pode ajudar o intercambista com as suas disciplinas.

5. O meu CR é importante?

Não! No entanto, o seu período deve ser maior ou igual 5º período (Apenas para o Buddy acadêmico).

6. Como vou comprovar a proficiência no idioma?

Preenchendo o formulário de inscrição. Não é necessário trazer nenhum tipo de declaração de proficiência ou resultado de algum tipo de teste de proficiência.